quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Mais trabalhinhos!!!


Fiquei ausente todos estes dias por motivo de muuuuiiiitoooooooooooo trabalho... ai está o resultado da ausencia...hehehehe Mais alguns trabalhinhos meus. Espero que gostem e não esqueçam de comentar!!!!


Este pano de prato mandei para amiga Rejane, da Comu"Sou apaixonada por ponto cruz", na troqunha das Cidades Culturais.








Santa Felicidade é uma região administrativa de Curitiba que envolve 16 bairros, incluindo o bairro de Santa Felicidade, que fica a 7km do Centro. Preserva muito da cultura trazida pelos imigrantes italianos a Curitiba.

A região era a antiga Colônia Santa Felicidade, formada por núcleos coloniais de imigrantes, principalmente, italianos. A ocupação ocorreu de forma mais intensa a partis de 1878, por imigrantes vindos das regiões de Veneto e Trento, no norte da Itália. Os italianos dedicaram-se inicialmente à produção de queijos, vinhos e hortigranjeiros. Parte das terras foi doada por Dona Felicidade Borges aos imigrantes italianos. Dona Felicidade também doou seu nome ao bairro.

Em 1891, atendendo à forte religiosidade dos imigrantes italianos, erigiu-se a Igreja São José, em Santa Felicidade. Em 1899, construiu-se a primeira escola. Na virada do século 19 para o 20, a região já era habitada por cerca de 200 famílias. Algumas construções dessa época ainda existem na região, como a Casa Culpi, a Casa dos Arcos, a Casa dos Gerânios e a Casa das Pinturas.

A Casa dos Arcos, na av. Manoel Ribas, em Santa Felicidade. Uma construção centenária que atualmente abriga um restaurante italiano.

A Casa dos Gerânios (Sobrado Nona Carolina), construída em 1900 por Nicolau Boscardim. A antiga moradora costumava colocar gerânios nas janelas. Fica na av. Manoel Ribas, em Santa Felicidade







Santa Felicidade era também um caminho de passagem de tropeiros nos séculos 18 e 19. A parada das tropas, para repouso e alimentação, contribuiu para a tradição gastronômica do bairro. Nos dias de hoje, Santa Felicidade abriga cerca de 30 restaurantes, alguns com capacidade para mais de mil lugares. Possui, também, vinícolas, cantinas de vinho, lojas de artesanato e móveis de vime e junco. Eventos típicos como a Festa anual da polenta e do frango, no Bosque São Cristóvão, manifestam as tradições de cultura italiana de Santa Felicidade.





A Cascatinha, que deu o nome a um dos bairros que faziam parte da Colônia Santa Felicidade, também ocupado por imigrantes italianos. No local instalou-se, em 1952, o Restaurante Cascatinha.



Este foi o mimo que recebi da amiga Rejane, muito meigo!!! Obrigada amiga pelo carinho!!!! Amei!!!!

Este pano de prato levei para brincadiera que fizemos no nosso encontro da Comu com as amigas aqui de Curitiba, quem ganhou foi a amiga Eliane.




Olha ela aí com seu mimo

Aqui nós duas


E todas q partiparam do nosso encontro, da esquerda para direita: Nilda, Fernanda, Eu, Eliana, Sonia e Eliane. Foi muito agradavel nosso encontro meninas!!!

Esse pano de prato foi o que eu ganhei da amiga Sonia, a foto que tirei com ele não ficou boa.
Sonia e Eu


Aqui mais uma encomenda entregue!!! Jogo de toalhas de Banho e Rosto, corações apaixonados!!


Essas toalhas de lavabo com rosas e libelulas, também encomenda entregue!!!



Amigas muito obrigada pelas visitinhas e comentarios... fico muito feliz com o carinho de todas vocês!!!! Um grande beijo no coração de todas!!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Joice,td bem??
Estava passeando por uns blogs e encontrei o seu..lindos os trabalhos,lindos mesmo..td muito caprichado,parabéns..
Beijos e um ótimo fds!

Rita disse...

adorei a toalha de rosas...vc tem o grafico escaneado pra mandar??

bjos e até mais

ritacmoretto@gmail.com

Ligiane Fraga disse...

Olá Joice sou de Quatiguá interior do Paraná, meu nome é Ligiane, também sou apaixonada por ponto cruz e nas andanças pela net encontrei seu blog, adorei todos os seu trabalhos, são de muito bom gosto e muito caprichados, esses da toalha de lavabo de rosas é simplesmente maravilhoso...

Sejam todos muito Bem vindos!!!!

O ponto cruz é uma terapia para mim, por isso criei esse blog para compartilhar os meus trabalhos e gráficos de ponto cruz, com todos que assim como eu são apaixonados por essa arte.

Obrigada pela visita e voltem sempre!!!